O QUE PODE UMA TEORIA? ESTUDOS TRANSVIADOS E A DESPATOLOGIZAÇÃO DAS IDENTIDADES TRANS
Resumo
A partir da segunda metade do século XX um volume considerável de artigos científicos foram produzidos em torno da existência trans. Estas teorias se fundamentavam numa perspectiva patologizante destas experiências. Os estudos transviados serão os contradiscursos que irão propor uma nova interpretação para a
relação entre corpo-sexualidade-gênero e irão estabelecer uma forte disputa com o mainstream. Apontarei que o processo de luta contra a patologização das identidades trans em curso tem como elemento discursivo estruturante uma compreensão de identidade que nega qualquer determinismo biológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).