Sobre a Revista

A Revista Florestan é uma publicação eletrônica de caráter científico, online e de livre acesso (Open Access Politic), com periodicidade anual e semestral, sendo as anuais as publicações temáticas e semestrais as publicações de artigos com tema livre.

O corpo editorial da Revista é composto por alunos de graduação ou recentemente formados no curso de bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. Nesse sentido, as áreas do conhecimento que abrangem as publicações dos textos são as três grandes áreas que compõem o curso (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), em adição às suas areas afins (Economia e História) e abrangente ao diálogo interdisciplinar com diferentes áreas do conhecimento humano (como Psicologia, Direito, Artes, Geografia, Arquitetura, Jornalismo e Comunicação), desde que contribuam adequadamente ao pilar científico-acadêmico das ciências humanas.

As publicações são voltadas sobretudo a estudantes de graduação, uma vez que buscamos impulsionar a produção daqueles que estão iniciando seu processo de publicação e divulgação do conhecimento científico. No entanto, o produto de graduados e mestrandos é também aceito.

Nossas publicações englobam produções inéditas de artigos, resenhas, entrevistas, relatos de pesquisa, ensaios e traduções que sigam as regras de submissão da revista, conforme os critérios normativos da ABNT e de publicação em tema livre ou de acordo com cada dossiê temático que propõe a Revista.

Sponsors

Agradecemos ao apoio dos departamentos de Ciências Sociais (DCSo) e Sociologia (DS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

História da Revista Florestan

A Revista Florestan foi criada no ano 2014 a partir da iniciativa de discentes do curso de graduação em Ciências Sociais da UFSCar, com o apoio e auxílio de seus docentes.

A escolha do nome da revista não foi feita ao acaso. O autor em questão não apenas desfruta de uma notável importância nas Ciências Sociais no Brasil, mas também é reconhecido internacionalmente. Além disso, ele detém um significado especial para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma vez que a instituição abriga em seu acervo a biblioteca pessoal completa de Florestan Fernandes, juntamente com seus manuscritos em diversas formas, incluindo folhas soltas, cadernos, cadernetas, fichas, fragmentos e fotografias. Desde 1996, o Arquivo Florestan Fernandes ocupa um lugar distinto na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar.

Enfim, acreditamos que fomentar a publicação de alunos de graduação (e pesquisadores recentemente formados) em Ciências Sociais, bem como de suas áreas afins, é crucial para a promoção do desenvolver acadêmico. Por isso, incentivamos e encorajamos a participação destes estudantes recém-introduzidos no campo na cultura de investigação, escrita e divulgação científica. Esta prática possibilita o compartilhar de novas pesquisas e perspectivas, ampliando as vozes e ideias e, portanto, o conhecimento na comunidade acadêmica.

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada trabalho submetido à revista será apreciado por nosso Conselho Editorial, com a contribuição de consultores ad hoc. Uma vez avaliados, os autores dos textos serão notificados sobre a aceitação, aceitação com alterações ou recusa de sua produção. No caso de aceitação com alterações, o autor será o encarregado de fazê-las dentro do prazo de um mês. A identidade dos autores, bem como seus vínculos institucionais, não serão informados aos avaliadores: para tanto, solicitamos que os autores removam qualquer indicativo de autoria pessoal, garantindo seu anonimato tanto no texto como no documento .docx.