Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS ATUALIZADAS ENTRE JANEIRO E FEVEREIRO DE 2024 DE ACORDO COM ABNT E COM AS DELIBERAÇÕES DO CONSELHO EDITORIAL

A Revista Florestan aceita contribuições para serem publicadas nas suas seguintes seções:

Dossiê: Os textos enviados devem responder à chamada temática, ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 3 autores, ter entre 10 até 20 páginas, incluindo resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas, 5 palavras-chave e keywords, título em inglês, e as referências bibliográficas.

 

Artigos: Os textos enviados devem ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 3 autores, ter entre 10 até 20 páginas, incluindo resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas, título em inglês, 5 palavras-chave e keywords, e as referências bibliográficas.

 

Ensaios: Este eixo é direcionado às publicações livres, flexíveis e assistemáticas, desde que dotados de uma metodologia e articulação coerente. Neste formato, o autor tem uma maior liberdade na defesa de sua posição, sem precisar necessariamente apoiar-se em dados empíricos e densa documentação bibliográfica. Os textos enviados devem ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 2 autores, ter entre 10 a 20 páginas, incluindo resumo e abstract de, no máximo, 10 linhas, 5 palavras-chave e keywords,  e as referências bibliográficas.

 

Resenhas: Esta seção aceita resenhas de livros, coletâneas, capítulos, conjunto de obras ou obra artística, filmes e documentários. As resenhas devem ter no máximo 1 autor, não devem ultrapassar 5 páginas e necessitam apontar referência bibliográfica do trabalho indicado.

 

Entrevistas: Esta seção é voltada para a publicação de entrevistas realizadas com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuam para o debate das ciências humanas e afins. 

Entrevistas realizadas em campo devem ser encaminhadas à seção “Relatos de Pesquisa”. As entrevistas devem conter o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es) e uma apresentação de, no máximo, duas páginas. Pede-se também que seja enviada a autorização digitalizada do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do material. As entrevistas devem ter entre 10 até 25 páginas.

 

Relatos de pesquisa: Espaço dedicado a publicar produções baseadas em dados empíricos coletados a partir de experiências de pesquisas em andamento ou já desenvolvidas. A estrutura do texto deve conter introdução, metodologia, resultados preliminares e referências bibliográficas, ter entre 10 até 20 páginas.

 

Traduções: A revista aceita traduções de artigos, ensaios, entrevistas e artigos de jornais relevantes e indisponíveis em língua portuguesa. As colaborações enviadas devem apresentar título, nome(s) do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es). Devem ainda ser acompanhadas da autorização digitalizada (do editor e/ou do autor) para publicação.

As seções de Artigos, Ensaios, Resenhas, Entrevistas, Relatos de Pesquisa e Traduções recebem textos em fluxo contínuo. 

 

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO

  1. Artigos, ensaios, resenhas, traduções, entrevistas e relatos de pesquisa de estudantes de graduação e pós-graduação, deverão ser submetidas via sistema por meio do cadastro e login na página da Revista Florestan, seguindo a seguinte formatação:

Texto digitado em página tamanho A4, Times New Roman 12, espaçamento entre linhas de 1,5, margens direita e esquerda de 2,5 cm, cabeçalho e rodapé de 3 cm, e arquivo digital em formato Word (.doc).

a) Para cada número da revista será aceito apenas um trabalho por autor para ser avaliado pelo(a)s pareceristas.

b) Serão aceitos artigos em língua portuguesa e nos seguintes idiomas: inglês  e espanhol.

c) As propostas enviadas serão submetidas à apreciação de pareceristas relacionados às temáticas dos artigos.

d) Os textos recebidos serão avaliados por 2 pareceristas (membros do corpo editorial ou pareceristas ad hoc). Em casos de divergências, um terceiro parecerista será solicitado. Para os textos enviados para os dossiês, caberá aos proponentes do dossiê sua avaliação.

  • Indicações de formatação de texto.

a) Artigos

Os artigos deverão apresentar título em fonte Times 12, negrito, centralizado, com iniciais maiúsculas em português e inglês. 

Resumo e palavras-chave, abstracts e keywords, deverão ser apresentados em Times 12, espaçamento simples, justificado, e sem parágrafos, separadas por ponto final.

b) Ensaios

Os artigos deverão apresentar título em fonte Times 12, negrito, centralizado, com iniciais maiúsculas em português e inglês. 

Resumo e palavras-chave, abstracts e keywords, deverão ser apresentados em Times 12, espaçamento simples, justificado, e sem parágrafos, separadas por ponto final.

c) Resenhas

As resenhas devem apresentar título  (português e inglês) e a referência completa da obra resenhada em fonte Times 12, negrito, centralizado, com iniciais maiúsculas.

  • Citações e notas

a) Citação direta inserida no texto

Toda citação literal de até 3 linhas deve ser transcrita diretamente no texto, mantendo a grafia, o idioma e a pontuação originais, entre aspas, inseridas no parágrafo e com indicação das páginas obrigatória.

b) Citação direta destacada no texto

Transcrição literal de trechos (cópia fiel), com mais de 3 linhas deve ser destacada do corpo do texto, iniciando em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com 1 espaço anterior e 1 espaço posterior entre a citação e o texto, sem aspas e com fonte Times 10 e espaçamento simples.

c) Citação indireta

São reproduções das ideias do autor consultado sem que haja transcrição literal, mantendo o sentido do texto original. Não necessita de aspas, mas é indispensável a indicação da fonte através das referências.

d) Entrevistas, depoimentos, relatos, etc.

Trechos com até 3 linhas devem ser transcritos diretamente no texto, entre aspas e inseridos no parágrafo.

Trechos com mais de 3 linhas devem ser destacados do corpo do texto, iniciando em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com fonte Times 10, espaçamento simples.

f) Notas de rodapé.

São indicações, observações ou adições ao texto feitas pelo autor, tradutor ou editor, que servem para complementar ou esclarecer informações. Deverão ser indicadas com números arábicos, em ordem crescente, inseridas no rodapé de cada página em fonte Times, tamanho 10, com espaçamento simples e justificado.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).