ESTUDANDO JOGOS DIGITAIS: NOVAS PERSPECTIVAS
Resumo
Da ludological turn nasce o Game Studies, como um novo
campo acadêmico interdisciplinar com o objetivo de realizar
pesquisas científicas acerca do jogo, do jogador e do contexto de
ambos, principalmente, mas não exclusivamente, na dimensão
digital. Este artigo se propõe a fazer uma breve retomada dos
principais autores da temática dos jogos que foram importantes para
o surgimento dessa nova área, através de uma breve exposição da
história da convergência de estudos literários e da ludologia. Tentarei
expor como o encontro dessas duas correntes teóricas observa o
video game como um sistema complexo que passa a ser passivo de
estudos interdisciplinares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).