QUE FANON É ESSE NA TEORIA CULTURAL CONTEMPORÂNEA?
Resumo
Neste trabalho nos propomos a lançar questionamentos
sobre as apropriações contemporâneas de Fanon por parte de dois
movimentos intelectuais que versaram sobre os impactos do
colonialismo no Mundo, os estudos pós-coloniais e a perspectiva
decolonial. Identificou-se que há uma aparente predileção teórica de
diferentes obras de Fanon por parte das duas perspectivas, Os
Condenados da Terra pelos decoloniais e Pele Negra, Máscaras
Brancas pelos pós-coloniais, assim como também as leituras da obra
do martiniquenho se orientam por essas predileções. Por fim,
propõe-se uma leitura alternativa de Fanon, com base em um texto
de Stuart Hall sobre o autor, que não seja “cindida” e tampouco
“marxista” ou “colonizada” pelo pós-estruturalismo de matriz
francesa, em voga na academia. Sugerimos, pois, uma leitura
diferente dos dois movimentos intelectuais e da própria obra de
Fanon.
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