A Invenção dos Óculos Dimensionada por um Contemporâneo Olhar acerca da Ciência
Resumo
Como estabelecer uma visão dinâmica sobre a ciência, diversificando a compreensão acerca da construção de saberes fundamentais para a nossa existência? Atualmente, pesquisadores vêm problema Atualmente, pesquisadores vêm problematizando as representações celebrativas que conservamos em relação à ciência; de modo conexo, a Sociologia, a História, a Filosofia e a Antropologia – ao interporem questões sociais, políticas, econômicas, culturais, organizativas e, por vezes, subjetivas – são aliadas nesse processo justamente por interpelarem criticamente “o fazer científico ao longo do tempo”. Assim, propomos uma análise acerca dos óculos (tecnologia edificada graças à articulação
de descobertas científicas ligadas à Física, especificamente à Óptica). Nesse sentido, abordaremos o surgimento dos óculos por meio da História e da Sociologia da Ciência para observar as dimensões históricas amplas que deram origem a eles e o impacto vinculado à sua existência. Para isso, faremos uma análise: 1) da história dos óculos; 2) dos conceitos científicos, em suas versões mais acabadas, que são empregados na confecção deles; 3) das consequências ligadas à construção deste artefato. Essa atividade vai de encontro a posturas acríticas acerca da ciência; contudo, junto dela, evidenciaremos que uma tecnologia não é apenas um objeto “hightech”, eletrônico e conectado a uma rede de “wifi”: por trás de um “constructo tecnológico simples/rotineiro”, temos amplos conhecimentos físicos e um emaranhado que questões históricas subjacentes. Por fim, aludiremos sobre questões educativas circunscritas a promoção de um ensino “histórico-contextualizado” da ciência em nossas instituições de ensino.
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