Entrelaçando as Subjetividades: Afetos e Afetações no Trabalho de Campo
Resumo
O presente artigo tem por objetivo a abordagem das dificuldades da pesquisa de campo, bem como dos afetos a
subjetividade do antropólogo. Durante muito tempo, os relatórios finais de pesquisa desconsideravam as dificuldades encontradas para sua realização, bem como a ligação do antropólogo com seus sujeitos de pesquisa. Recentemente, artigos têm sido publicados com a finalidade de introduzir esta discussão. Utilizando os conceitos de afeto na filosofia e em Jeanne Favret-Saada, foram realizadas análises da subjetividade do antropólogo em meu trabalho de campo em andamento sobre transtorno de déficit de atenção (TDAH) no ambiente escolar com o intuito de contribuir para a discussão mencionada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).