Uma análise antropológica da relação entre homens e ratos e seus desdobramentos éticos
Resumo
O presente artigo, visa desenvolver análise antropológica com objetivo de compreender algo da relação entre humanos e ratos em nossa sociedade ocidental contemporânea. A importância destes animais vem tanto de nosso convívio no espaço das cidades, onde são geralmente rejeitados e excluídos, como também do convívio em laboratórios e até mesmo em nossas casas, como animais de estimação. Será ao analisarmos os ratos em suas múltiplas relações com o homem e na forma como surgem os significados simbólicos atribuídos a este animal que buscaremos enriquecer o pensar sobre esta relação multifacetada (e, por vez, ambivalente) e sobre a ética no tratamento dedicado a eles.
PALAVRAS-CHAVE: Ratos; Simbolismo; Estimação; Laboratório; Ética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).