De que rural estamos falando? Uma análise sobre o processo histórico das transformações ocorridas no universo rural brasileiro e na representação do homem do campo a partir da década de 1950

Autores

  • Carla Julião da Silva

Resumo

Este artigo faz parte do trabalho de conclusão de curso que teve como objetivo compreender e colocar em discussão a questão da condição rural no período em que o cenário brasileiro (principalmente o Estado de São Paulo) sofria transformações no meio rural. Buscamos na literatura elementos para compreender as mudanças que ocorreram e ocorrem no campo. Sob esse pano de fundo tentamos compreender o que permaneceu e o que vem mudando tanto na questão da permanência quanto nos motivos que levaram a saída da região para morar na cidade. Diante disso, o presente artigo colabora com as referidas discussões trazendo as análises feitas a partir da pesquisa de campo realizada em meados de 2013 e 2014 na zona rural do distrito de Frutal do Campo (SP).

Biografia do Autor

Carla Julião da Silva

Graduada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília. E-mail: carlajuliaosilva@gmail.com. Este artigo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em março de 2016 e intitulado: “Aqui é meu lugar” a representatividade caipira na zona rural de Frutal do Campo (SP)”

Downloads

Edição

Seção

Artigos