Apresentação Do Dossiê
Resumo
O presente dossiê pretende ocupar um importante espaço no desenvolvimento da área em que é proposto. Um espaço de formação e de debate necessariamente aberto, múltiplo e controverso. O objetivo é apresentar aos alunos de graduação e outros possíveis interessados uma variedade de estudos de ciência e tecnologia acerca de temáticas igualmente variadas, desenvolvidos por pesquisadores brasileiros em fases diferentes da carreira e de inserção nesse campo de investigações. Assim, os textos aqui reunidos, tomados como um conjunto, podem apresentar um caráter introdutório geral às importantes discussões da área e, tomados isoladamente, podem implicar em um aprofundamento nos problemas teóricos decorrentes de debates já mais consolidados. Aliás, variedade é um traço fundamental dos estudos de ciência e tecnologia. Não somente porque existem muitas formas, variações e contextos de existência da ciência e da tecnologia – dado as inúmeras disciplinas cientificas e tecnológicas e seus modos distintos de produção e atuação –, mas também porque existe uma multiplicidade de entradas teóricas e de problematizações disponíveis a pesquisadores interessados em abordar tais questões.Downloads
Publicado
2016-05-07
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).